Notícias Novembro

Invernação das piscinas

Com a chegada do tempo frio, o que fazer às piscinas descobertas?

 

Tanto para as pequenas piscinas particulares como para as maiores piscinas de uso públicos, recomendamos a realização de diversas tarefas que permitirão a boa conservação da estrutura, dos revestimentos e dos equipamentos e o eventual aproveitamento da água para a época balnear seguinte e uma rápida reposição em serviço da instalação.

 

Assim, recomendamos:

 

1. Verificação do bom estado de funcionamento de todos os equipamentos elétricos, de recirculação e de filtração existentes na casa de máquinas.

2. Limpeza de toda a zona exterior envolvente do tanque.

3. (Se aplicável) Limpeza da linha de água com um desengordurante.

4. Aspiração do fundo e as paredes do tanque.

5. (se aplicável) Limpeza dos cestos dos skimmers.

6. Lavar os filtros de areia.

7. Retirar do tanque todos os acessórios fixos (ex: escadas de inox).

8. Ajustar, se necessário, os níveis de pH (6,9 a 7,4) e cloro livre (0,5 a 1,5 mg/l Cl2).

9. Quando a temperatura da água for inferior a 15 °C, efetuar um tratamento químico de invernação:

 

  • aplicar cerca de 15 g/m3 de dicloro granulado (obs: em piscinas de tela ou fibra, efetuar a prévia dissolução do produto de forma a não provocar manchas);
  • manter a água em recirculação através dos filtros, com as bombas de recirculação ligadas durante cerca de 24 horas;
  • (opcional) aplicar no tanque de compensação ou pelos diversos skimmers existentes uma pastilha de 200 gramas de tricloro em pastilhas por cada 15 m3 de água;
  • aplicar 5 litros por cada 100 m3 de água de produto químico invernador para estabilização da água e evitar o aparecimento de algas, microrganismos, etc., derramando-o junto às paredes da piscina e mantendo a água em recirculação durante cerca de 8 horas.

Sugestão: CTX-550 ou CTX-551

 

10. Colocar um ou vários flutuadores (ex: bola de plástico) na superfície da água de forma a evitar a formação de placas de gelo.

11. Colocar, se existir, a cobertura de inverno da piscina.

12. Reduzir no relógio do quadro elétrico o tempo diário de recirculação/filtração para cerca de 2 x ½ hora. Nota importante: a(s) bomba(s) de recirculação nunca deverão funcionar durante os períodos em que se preveja a descida da temperatura ambiente a valores capazes de poder provocar o congelamento da água nas tubagens; nesses casos será preferível parar completamente a recirculação e fechar todas as válvulas existentes.

13. Nos casos em que exista a possibilidade de inundação da casa das máquinas, é obrigatório retirar a bomba de recirculação e outros componentes elétricos, colocando-os em local seco.

14. (Opcional) Ajustar uma vez por mês, se necessário, o pH (6,9 a 7,4) da água e a reposição pastilhas de tricloro e realizar uma aspiração, uma lavagem completa do filtro e a limpeza dos skimmers (se aplicável).

15. Repetir a aplicação de produto químico invernador cerca de 3 meses após a aplicação inicial.

 

Consulte-nos para uma proposta comercial!

Tags:
| Novembro 11th, 2014 | Posted in Notícias |